domingo, 28 de junho de 2015

''Maioridade penal: Quando o governo quer combater o efeito e não a causa.''







   Atualmente, a questão da redução da maioridade penal no Brasil, vem sendo fortemente discutida em virtude do descontentamento da população em relação ao número da criminalidade brasileira praticada por menores infratores saírem ''impunes''. Há diversas controvérsias e posicionamentos nesse tema, Muitos apoiam a redução alegando que é o único jeito desses menores aprenderam a ser cidadãos; e outros nem tanto já que possuem outros meios a serem destacados e elaborados além da prisão do menor. A câmara aprovou no dia 17 de junho a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos em crimes hediondos (como estupro, latrocínio e homicídio qualificado) . 
  Sou totalmente contra a redução da maioridade penal, por diversos motivos mas dentre eles posso dizer que: O sistema carcerário do país é PÉSSIMO, imagina com um número maior de detentos? Além de que há outros caminhos que levam á prática de crimes: falta de ensino de qualidade, participação dos pais na vida da criança e do adolescente, dentre muitos outros fatores que nos faz crer que reduzir a maioridade não é a solução mas sim um adiantamento dos problemas sociais que já existem no país há certo tempo.
 Trouxe hoje a opinião de duas leitoras que são contra a redução da maioridade penal, e também vou deixar o link de um site que mostra 18 motivos para ser contra a redução da maioridade penal, que faz todo sentido para aqueles que não sabem do assunto e julgam ''prender'' a solução.

''Redução da maioridade penal é a solução?
Primeiramente é legal informar aos manos informados, que a partir dos 12 anos qualquer adolescente é responsabilizado pelo ato cometido contra a lei. Eles passam por medidas educativas como advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade... Mas essas medidas não são cumpridas como deveriam! 
Agora, COMO colocar alguém de 16 anos, dentro de uma prisão, que possui um sistema penitenciário hiper lotado, sem estrutura, onde há tensão, medo, muita violência e constantes rebeliões, um sistema que por alguns é considerado uma " escola de crime" que é caso do sistema carcerário brasileiro, é a solução? 
(Este  é o principal ponto, que eu Amanda me questiono! Cara, ele tem 16 anos, ele vai sair da cadeia um dia!!! Sairá bem pior do que quando ele entrou! Mas vamos continuar...)
Para aqueles que dizem que os criminosos maiores de 18 pegam menores de 18 para que estes roubem, porque não vão presos, tenho uma péssima notícia! Agora os maiores de 18 pegarão menores de 16!!! Tcharammm, e aí? Vamos diminuindo, 16, 14, 12...? Sério?? Colocar mais gente no nosso ótimo sistema???
Sabe qual é o maior problema?!?
 O governo, mais uma vez, quer combater o efeito e não a causa! 
A constituição brasileira assegura direitos fundamentais como educação, saúde, moradia... Com muitos desses direitos negados, a probabilidade  de um jovem ter envolvimento com o crime aumenta muito. O adolescente "marginal" não surge do nada, ele é fruto de um estado de INJUSTIÇA SOCIAL  que gera e agrava a pobreza, onde grande parte da população sobrevive. 
Sem contar, que na real os jovens são muito mais vítimas do que os próprios autores da violência. Apenas 0,5% da população jovem brasileira  possui relatos infracionais.  Acontece que quando um jovem é o autor, a repercussão é muito maior! Reduzir a maioridade é simplesmente transferir/adiar o problema. Para o Estado é MUITO mais fácil prender do que educar. Com certeza, essa não é a solução.''(Amanda Rocco, 16 anos, estudante)

''Sou contra a redução da maioridade penal, pois ela apenas agravaria o cenário de abandono aos jovens de baixa renda no Brasil. Ajustar a lei para prender infratores de 16 anos não é uma solução para a violência que nos cerca. Pelo contrário, ela pode causar a degradação precoce de crianças. Afora que o sistema carcerário do país não comporta o número de detentos que possui, além de não reinseri-los na sociedade. Para se reduzir a criminalidade, é necessário investir na educação, pois só com um ensino básico, fundamental e médio de gratuito de qualidade, é possível se transformar a sociedade. Redução não é a solução!'' (Júlia Moura, 19 anos, estudante de jornalismo da usp/ECA)

  O ponto que quero chegar aqui, são os meios que levam o menor infrator a praticar tal ato, e que esses meios grande parte são culpa do governo SIM! Desse sistema desigual, que, enquanto houver desigualdade social (ou qualquer tipo de desigualdade) vai haver sim, violência, Cabe ao Estado claro, e a sã consciência das pessoas) educar e cooperar com a educação e assistências humanas necessárias para que um ser humano seja digno de se constituir um cidadão normal, justo e igualitário.
  O link do site que mostra 18 motivos para ser contra a redução da maioridade penal é esse daqui: https://18razoes.wordpress.com/quem-somos/
  Deixe sua opinião aqui embaixo, contando o que achou, lembrando que aqui o foco é interação e não a discussão/brigas e/ou ofensas entre leitores. Um beijo e até mais!!















0 comentários: