domingo, 7 de junho de 2015

''A importância de ajudar''




     Muitas pessoas trabalham em diversas ONG's ou em instituições, realizando trabalho voluntário, seja na preservação da fauna e flora, proteção á crianças e idosos, ajuda á animais abandonados, e até doando seu próprio cabelo para crianças e mulheres com câncer, ou até mesmo ajudando na doação de sangue e alimentos. Mas você já parou pra pensar que o número de pessoas que ajudam ainda é pouco se comparada a extrema importância que esses trabalhos, sem fins lucrativos possuem para a sociedade? Se você ainda não participa ou nunca participou de nenhum desses trabalhos, trouxe hoje comentários reais de pessoas que já fizeram ou ainda fazem parte de alguns projetos super bacanas, seja envolvendo uma instituição em si ou de forma pessoal, explicando mais sobre cada um deles, a fim de que você se interesse a participar de algum.

 

   1- Teto Brasil (coleta 2015):

    > Eu participei no dia 23 de maio, do Teto coleta-2015, uma organização presente na América Latina e no Caribe, que através da ação conjunta de diversos jovens e adultos e dos próprios moradores que vivem em situações precárias, tem o objetivo de superar a situação de pobreza que vivem milhões de pessoas atualmente, e que a sociedade deve reconhecer que este é um problema prioritário, que muitas vezes deixa de ser transmitido na mídia. Fui com mais dois amigos na coleta, a Marina e o Pedro, cuja finalidade era pedir dinheiro em semáforos, divididos em vários grupos nas principais avenidas do país, arrecadando assim o maior número de dinheiro possível, para a construção de casas de madeira (melhores do que barracos de papelão) que começará no final desse ano! Se você tem interesse em ajudar, participar dos eventos que eles organizam, e quer saber mais sobre esse trabalho, aqui está o link da página deles no facebook: https://www.facebook.com/TETObra

                               (Fonte: acervo pessoal da página do Teto-Brasil)



 2-  Ajuda animal, sem participar de ONG's mas de forma simbólica e solidária:

   > ''Apesar de não participar de nenhuma ONG sou muito sensível à causa animal. Acredito que qualquer ação, mesmo que seja mínima contribui para o bem estar dos mesmos. Procuro fazer o que está ao meu alcance, através de ações como dar comida e água para um animal na rua, até acolher e tratar daqueles mais doentes quando posso. Além disso, sempre ajudo aquelas pessoas que são comprometidas com essa causa e demonstram seriedade no que fazem.
  Essas atitudes me fazem realizada e feliz. Ajudar é muito importante, e todos nós podemos fazer um pouquinho.''    Taiane M. Francischinelli, 22 anos.


3-  Contribuição em orfanato (duas leitoras):

   ''Todos nós sonhamos  com um mundo mais humano, justo e solidário, e o que nos distancia dessa
realidade muitas vezes, são as nossas ações. Vou falar por mim, uma das minhas preocupações 
é com crianças que são abandonadas pelos pais. O que elas serão no futuro? E o estudo, 
o trabalho, a educação? Para isso a minha participação é ajudando um orfanato:
www.casadopequenocidadao.com.br .Você pode me perguntar: Mas isso é muito pequeno 
diante da imensidade do problema que é o abandono. Eu concordo com você, mas se o que eu 
faço for valer para uma criança se tornar um cidadão do bem ...já valeu!!!
   Para alguns, isso pode ser um sonho distante, mas penso que não é impossível, só é preciso 
cada um ter consciência e querer dar o primeiro passo.
   Existem várias formas de ajudar, pergunte-se diante do seu momento atual : qual a melhor 
forma de ajudar o outro? doar em tempo, carinho, atenção ou mesmo em dinheiro, repense 
sua posição de hoje e SE DISPONHA, participe diante das pessoas diretamente ou em  
instituições responsáveis você verá que mesmo pequena a sua atitude, grandioso é o seu 
resultado.“O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã. Faça o bem assim mesmo...
Veja que, ao final das contas, é tudo entre você e Deus! Nunca foi entre você e os outros”.
Elaine Francischinelli, colaboradora do orfanato católico, Casa do Pequeno Cidadão.''
                                              ( Fonte: www.casadopequenocidadao.com.br )
 
  > '''Bom, já estou colaborando com o orfanato há mais de um ano. Dedico algumas horas da minha semana em digitação de notas doadas para o orfanato. Sinto me feliz  pois sei que existe um retorno financeiro importante para a casa. E pelo fato também de acompanhar de perto a casa, sempre estou em contato com as crianças e sei que meu trabalho traz um pouco de conforto, pois, elas conseguem ter uma boa alimentação, cuidados essenciais com a saúde e educação, enquanto aguardam esperançosas por um novo lar.'' Silvia Vasconcelos, colaboradora também do mesmo orfanato.''


4- Doar cabelo para instituições de mulheres e crianças com câncer:

  > ''No mês de Maio de 2014, participei de uma doação de cabelo, juntamente com a minha irmã, para uma ONG chamada ''CABELEGRIA''. Minha irmã descobriu a cabelegria pelo facebook: https://www.facebook.com/cabelegria?fref=ts e foi daí que ela me incentivou já que meu cabelo estava enorme. Então fomos ao cabeleireiro, falamos que ia doar o cabelo. A cabeleireira amarrou o cabelo e cortou... Foi aí que eu pensei ''estou cortando uma coisa que nasce sempre em mim, para doar á alguém que sofre com esse problema''.
Quando a ONG recebeu meu cabelo e o da minha irmã eles mandaram um certificado. O cabelo para as mulheres, é sinal de beleza e vaidade. Para mim foi uma experiência gratificante poder contribuir na beleza das outras pessoas, fazendo-as se sentirem bem consigo mesma.'', Mirella Flammia, 17 anos.

                                                  (Fonte: acervo pessoal da leitora)



 4- Doar sangue:

> “A sensação de doar sangue é algo indescritível, uma parte de você vai ser útil para salvar a vida de outra pessoa. Mais pessoas deveriam fazer doações, pois há sempre a necessidade de repor os estoques, já que sempre há alguns tipos de sangue que estão em falta e isso pode muitas vezes custar a vida de pessoas, principalmente no carnaval e no verão, que é o período em que mais ocorrem acidentes e há maior de necessidade de transfusão de sangue. Se você puder tirar alguns minutos de um dia a cada 4 ou 5 meses e ir para um posto de doação, você poderá sentir essa sensação extraordinária! Para conhecer mais acesse: http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/Default.aspx , Lucas Barbosa, 19 anos

(fonte: amorporenfermagem.blogspot.com.br)


Vocês viram que existem diversas maneiras de ajudar o próximo, basta você sentir interesse em ajudar, e procurar qual situação você está agora, e qual tipo de ajuda você pode oferecer, seja doando dinheiro, tempo, carinho e solidariedade! Espero que esse post tenha aberto a sua mente em relação á importância de querer ajudar o próximo e que você encontre alguma maneira de participar de algum trabalho voluntário, ou ONG's! Um beijo, e até mais!!








   









0 comentários: