quinta-feira, 25 de junho de 2015

Resenha do livro: ''A revolução Dos Bichos'', de George Orwell



 
    Nesse último mês li o livro ''A revolução dos bichos'' e confesso que já um dos meu preferidos! Ele conta a história dos bichos da Granja do Solar (que falam, pensam..) que cansados de serem explorados pelos humanos decidem tomar posse da fazenda que vivem e se rebelam contra seus donos com o objetivo de instituir um ''sistema'' mais igualitário para todos os membros da granja, seguindo o slogan ''Quatro pernas bom, duas pernas ruim''.
   Porém, efetivamente alguns bichos, particularmente os porcos, mais inteligentes, começam a usufruir de privilégios e conquistas que os outros animais nem sonham em ter, reinstituindo aos poucos o lema opressor que diz: ''Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros''. Só pelo contexto da frase já dá pra perceber o que vai acontecendo ao longo da narrativa.
  O livro foi escrito no contexto da Guerra Fria, pelo escritor indiano George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair) e foi proibido na época por muitos países, inclusive até hoje, ele é proibido em países como a Coréia do norte. O autor quis passar aos leitores a visão do ''mito soviético'' numa história que fosse de fácil compreensão e traduzida por diversas línguas transmitindo a teoria de Marx do ponto de vista dos animais.
  Minha crítica é super positiva em relação ao livro, pois apresenta uma linguagem leve, fluida e de fácil entendimento, e que faz você refletir realmente toda essa questão de igualdade, e mundo cooperativo que na realidade não tem como existir, pois sempre alguns animais serão mais iguais do que outros; este é um livro que toda pessoa com certeza deve ler, porque além de mostrar metáforas históricas sobre o período da Guerra Fria, da antiga URSS, a história em si é muito interessante e envolvente relatando também fraquezas humanas, corrupções e traições, o que fazia eu querer acabar logo com o livro.
 Bom pessoal, essa foi a resenha de hoje, espero que tenham gostado e me contem aqui nos comentários o que acharam, se já leram esse livro ou tem vontade, ou se já conhecem algum outro título do autor! Um beijo, até mais!!



0 comentários: